Novo método para estudar Latim

BIBLIOGRAFIA. A GENERAL BRAZILIAN BIBLIOGRAPHY FOR THE STUDY OF THE LATIN LANGUAGE

Esta bibliografia disponibiliza para downloads dicionários e as principais obras didáticas utilizadas no Brasil, para o ensino do Latim, em português e noutros idiomas europeus. Dictionaries and textbooks used in Brazil for teaching Latin.

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MÉTODO NOVO PARA APRENDER A LÍNGUA LATINA POR SI MESMO SEM PROFESSOR
Prof. Dr. Darcy Carvalho. [ 24/10/2012 ]

NOTA PRELIMINAR: APRENDER UMA LÍNGUA IMPLICA DESENVOLVER TRÊS HABILIDADES, LER, ESCREVER E FALAR.  O DOMÍNIO DAS DUAS PRIMEIRAS  FACILITA A AQUISIÇÃO DA TERCEIRA. NAO SENDO MAIS O LATIM UMA LÍNGUA NACIONAL FALADA POR UMA POPULAÇAO SIGNIFICANTE, APRENDER LATIM SIGNIFICA SER CAPAZ DE LER TEXTOS LATINOS E REDIGIR EM LATIM SOBRE QUALQUER ASSUNTO. ESTES OBJETIVOS NÃO SÃO UTÓPICOS SE ADOTARMOS COM RELAÇAO AO LATIM A MESMA ATITUDE DOS CONSTRUTORES DE LÍNGUAS INTERNACIONAIS AUXILIARES, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO VOCABULÁRIO E À SINTAXE. CONSERVANDO A MORFOLOGIA CLÁSSICA DO LATIM,  ADOTANDO A SINTAXE DAS LÍNGUAS MODERNAS, E RECUPERANDO O VOCABULARIO LATINO INTERNACIONAL,  PODEMOS CRIAR UMA FORMA DE LATIM IMEDIATAMENTE INTELIGÍVEL , DE REDAÇÃO FÁCIL E POSSIVEL DE SER ARTICULADO COMO LINGUA FALADA. SE CONVENCIONARMOS ADOTAR UMA PRONÚNCIA COMUM, DENTRE AS TRES DISPONÍVEIS, A TRADICIONAL, A ECLESIÁSTICA OU A RECUPERADA, OU RECONSTRUIDA.

MÉTODO NOVO PARA ESTUDAR LATIM SEM PROFESSOR . HOW TO STUDY LATIN WITHOUT A TEACHER AND WITHOUT TEARS

O LATIM ESTUDADO COMO UMA LÍNGUA AUXILIAR INTERNACIONAL . LATIN AS AN INTERNATIONAL AUXILIARY LANGUAGE 

SUMÁRIO.

Como aprender Latim sem professor e sem lágrimas. Neste trabalho afirmamos que é possivel adquirir proficiência em Latim escrito num par de meses sem professor. Este desideratum está ao alcance de qualquer adulto que possa ler um dos idiomas modernos ocidentais. É uma proposta diferente de método para a aquisição do Latim considerando-o como uma língua moderna, ou como uma língua auxiliar internacional, capaz de aprendizagem rápida e uso cômodo. 

Explora plenamente o fato de o latim conservar-se vivo e continuar a ser praticado no mundo todo até hoje, mesmo depois de ter sido deliberada e abruptamente abandonado, como lingua academica e de estado, nos séculos XVII e XVIII, por razões políticas e economicas, em favor da implantação dos idiomas vernaculos.

O Latim juntamente com o Grego é o ingrediente principal do vocabulário contemporâneo de todas as línguas neolatinas, inclusive do Inglês. Este método para aprender rapidamente o  Latim baseia-se no fato amplamente divulgado por todos os gramáticos de que as palavras da Língua Latina não tem uma posição necessária na frase e , portanto, podemos escrever ou falar em latim, se quisermos, em ordem estritamente direta, em qualquer dos departamentos da ciência, filosofia ,economia, negócios ou literatura, com vocabulário perfeitamente atual.

Este trabalho é escrito como contribuição ao esforço que vem sendo feito para conservar e ampliar o uso da Língua Latina, item precioso da nossa herança cultural ocidental. DARCY CARVALHO. FEAUSP. São Paulo, Anno 2012.

ABSTRACT.

How to learn Latin without a teacher and without tears. This work suggests means and ways for anyone to become proficient in written Latin, in a couple of months, without a teacher. This is both possible and desirable, for adults, especially those already litterate in any modern western vernacular. It just proposes a different approach to the study of Latin as a living language.

It fully explores the fact that the Latin language kept being used in a way or another, until this very day, in the whole world, even if deliberately and politically suppressed in Europe, during and after the Seventeenth and Eighteenth Centuries, in favor of the vernacular languages. The written Latin language has had a stable grammar for at least 2000 years and constitutes together with Greek the main ingredient of the contemporary vocabulary of all modern neolatin languages, including English.

This method for quickly learning Latin fully takes into account the fact that words have not a necessary position in a Latin phrase, and therefore we can and may also write Latin as a modern language, in any department of science, philosophy, economics, economic affairs and litterature, in strict direct order, and that with a modern and perfectly up-to-date vocabulary. The work is written as a plea for the conservation of the Latin language as a wothy intellectual exercise and a most precious item in the western cultural and historical heritage.

This work, a series of studies on the Latin language and the means for learning it quickly, is not produced by a specialist on Philology, but by a retired Brazilian economist of the University of São Paulo, Department of Economics, interested in the History and Economic Thought of the Roman Empire, Greece, the Orient, and Mediaeval Europe. He is also interested in Arabic, Ibn Khaldun and Modern Greek studies. Prof. Dr. Darcy Carvalho was born in 1938 and retired in 2008. . DARCY CARVALHO. FEAUSP. São Paulo, Anno 2012

CONTEÚDO

CAPITULO I . A CONSANGUINIDADE DO LATIM COM O PORTUGUÊS

INTRODUÇÃO: Como aprender latim através das linguas romanicas e do inglês

CAPITULO II . IMERSÃO TOTAL NA LÍNGUA LATINA PELA INTERNET

LATIM I: Sites, textos, traduções e obras completas em latim, disponiveis na internet, para download

CAPITULO III . BIBLIOGRAFIA ELETRONICA PARA O ESTUDO DO LATIM.

LATIM II : Gramaticas e dicionarios da lingua latina, na internet, nos principais idiomas da Europa

CAPITULO IV . O LATIM EM DEZ LIÇÕES.

LATIM III: Aprender sozinho a lingua latina, escrevendo em latim imediatamente, a partir dos idiomas modernos. Observações marginais sobre o uso do material didatico

CAPITULO V O METODO HAMILTON-HACHETE PARA LER LATIM CLASSICO

LATIM IV: As traduções literais, bem como as interlineares permitem ler imediatamente classicos latinos e gregos sem consulta de lexicos, facilitando imensamente a aquisição de vocabulario e expressões

CAPITULO VI. O VOCABULARIO PORTUGUEZ LATINO DE RAPHAEL BLUTEAU

LATIM V: Recuperação do vocabulario latino corrente na Europa, no seculo XVIII, através do DICIONARIO UNIVERSAL PORTUGUES LATINO de Raphael Bluteau. Relação de obras similares contemporaneas francesas, inglesas, espanholas e italianas

CAPITULO VII . OBSERVAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES LATINIDADES.

LATIM VI. Cicero. Aurelius Augustinus. Erasmus. Melanchton. Sede Apostolica. Nota sobre o Latino sine flexione de Peano e Leibniz , Interlingua e Esperanto. O latim moderno dos editores de obras clássicas, uma fonte esquecida .

CAPITULO VIII . O LATIM DOS FILOSOFOS.

LATIM VII: Cicero filosofo. Aristoteles. Platão. Leibniz. Descartes. Fragmenta philosophorum graecorum. O trabalho de Gilles Louise sobre o latim de Spinoza: Vers l´éthique de Spinoza.

CAPITULO IX . O BABELISMO INTERNACIONAL E O LATIM.

LATIM VIII: Pela criação de um latim utilitario moderno. Newman, Bayet, Clédat, Vido Angelino, Gaius Licoppe. T. Pekannen e R. Pitkaranta

CAPITULO X . ANEXOS EM LATIM TEXTOS E MISSIVAS

Textos exemplificativos e missivas em latim utilitario moderno pelo autor











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Darcy Carvalho,
16 de abr de 2014 04:45
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Darcy Carvalho,
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